NOVO TEMPO FEMININO

este blog é para repensar a condição feminina, avanços, frustrações, mas acima de tudo; buscar juntas soluções no campo das idéias e sugestões práticas para avanços de fato e não na teoria.

Saturday, July 29, 2006

MERCADO DE TRABALHO PARTE IV

Mulheres costumam escolher ainda cursos que são chamados exclusivamente femininos com isso a diferença de ganho continuará indefinidamente. É fácil admitir que a mulher a muito esta em desvantagem no mercado de trabalho o difícil é reconhecer que as mulheres desempenham um papel na manutenção dessa situação desvantajosa.
O que na realidade se vê é que muitas mulheres ao deixar a casa para ir trabalhar o faz, não por uma questão de justiça ao companheiro ou motivada pelo sentido de responsabilidade por elas mesmas. Mas por uma questão financeira adversa onde o problema financeiro é a causa principal ou para compor renda ou por terem ficado sozinhas com os filhos para cuidar. Sob essas circunstancias o sentimento de voltar a trabalhar não é tão construtivo nem libertador, pois é uma necessidade imediata e a mulher normalmente não estava preparada para ela. Neste caso a idéia de que a situação possa durar para sempre acaba se tornando horrível.
Pior do que isso são as mulheres que recusam a avançar, recusando cursos de especialização muitas vezes considerando uma perda de tempo e outras que não teriam condições intelectuais para isso. Outras mulheres abandonam o emprego assim que aja melhora financeira, ou alegando não estarem preparadas para o cansaço e a ansiedade que vivem. Alegam terem abandonado a família e se culpam devido a sua ausência.
Muitas mulheres tendem a trocar de casa ou menores ou bairros mais distantes, porque desejavam parar de trabalhar e voltam a se dedicar a família mesmo que elas não precisem. Existe também a síndrome do ter outro filho uma forma socialmente aceita para permanecer no lar ou a ele retornar. Isso não é benéfico a dependência da mulher e se reflete sobre sus filhos interferindo no crescimento independente e na individualização deles.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home